terça-feira, 6 de julho de 2010

Comidas di Buteco 2010 - Artigo O Globo

(coluna Becoza O Globo)

Caro leitor:
Terminou na semana passada a terceira edição do Concurso Comida di Buteco aqui na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Pra quem gosta, como eu, foram 31 dias de muitos excessos, experiências, diversão, surpresas boas e, também há que se dizer, algumas decepções. Enquanto alguns botequins participantes - entre eles estreantes - fizeram muito bonito, outros velhos de guerra pagaram mico. E preto.
Digo isso porque vi como alguns medalhões conhecidos no universo botequeiro apresentaram pratos vergonhosos. Fruto, creio eu, de um descaso pouco compreensível para com o concurso. Mas como sempre digo que esse blogue não foi feito para falar mal, e sim para elogiar quem faz coisas bacanas atrás ou na frente do balcão, ignoremos as surpresas negativas e falemos de quem surpreendeu para o bem. De todos os petiscos que experimentei (devo confessar que não estive ainda este ano na Academia da Cachaça, Baixo Araguaia, Pontapé, Siri, Sabor da Morena e Petisqueira Martinho), destaco três boas surpresas.
A maior vem lá da Tijuca. Mais precisamente do Bar Da Gema, estreante que inventou um negócio chamado "Tricolor" que é de comer - ou de beber, sei lá
- pedindo mais. O petisco nem é o concorrente da casa no concurso principal (briga por um prêmio paralelo, oferecido por um dos patrocinadores) mas é uma
beleza: trata-se um copo americano (esse aí da foto) que traz um creme de batata baroa com linguiça mineira no fundo e tortilhas na cobertura. Excepcionalmente bem feito e saboroso, além de ideal para estes dias pouco quentes do nosso invernico.
Na linha de copos e cumbucas, outra surpresa que merecerá (várias) revisitas minhas é o Caldo de Caridade do bar Nordestino Carioca, outro estreante no Comida di Buteco. Criação do impagável Roberto, dono da casa, o prato é baseado naquela tradicional receita de mãe para filho doente: caldo de carne. Mas além do caldo em si, esse vem com carne moída, farinha, ovo de codorna, cebola, coentro e alguns temperos nordestinos que só o Roberto conhece. O resultado é do tipo levantador de defunto, curador de pneumonia. E combinação perfeita para aquela cerveja lá pelas altas madrugadas de um dia frio.
A terceira surpresa vem do beco. Do Beco do Rato. Leva jiló, fígado e um baita estigma. Mesmo assim - e por causa disso, talvez - tenha me caído muito bem o "Fígado Sustado" da casa do mineiro Márcio, de Itabirito. Nada de muito criativo, é verdade: apenas um típico e mineiríssimo fígado acebolado com jiló. Mas além do sabor na medida (para quem gosta), o prato é um sinal de coragem, ousadia mesmo, numa cidade em que quase todo mundo vira a cara e mostra a língua para fígado com jiló. Palmas para o Márcio.
Àqueles que querem conhecer essas surpresas, ou mesmo os pratos de outros concorrentes que nunca fazem feio no concurso (como o apetitoso e fumegante "Explode Cabritão" do Cachambeer, ou o excelente "Futrica na Roça", prato à base de porco e banana criado pela botequeira mais chef do Rio, Kátia Barbosa, dona do Aconchego Carioca) têm a chance de tê-los todos juntos durante a festa da premiação, a Saideira, que ocorre no próximo dia 17 lá na Cidade do Samba. Ao estilo do que já ocorre em BH, a festa vai juntar num só local todos os petiscos concorrentes, ao som dos shows de Roberta Sá e Moacyr Luz, entre outros. Os ingressos saem por R$ 50,00. E os petiscos, em porções menores que as oferecidas nos bares, a R$ 10,00.

Comentários:

Concordo plenamente com o Becoza com relação ao segundo paragráfo: Inadimissível os petiscos do Adega do Cesare, Perola, Salvação, Real e outros. No terceiro paragrafo me irritei muito pois o Bar da Gema era um dos que estavam na nossa logistica de visitas, mas não tem nada não...dia 17 veremos qual é!!! He he he Esse Nordestino Carioca que ele comenta no quarto paragrafo fica em Jacarepagua, não estava na logistica de visitação mas dia 17 é destino certo. Com relação ao figado sustado (quinto paragrafo), concordo com cada palavra, o prato é no minimo interessante, são duas coisas que causam repulsa em muita gente, mas a combinação é mágica, com cerveja então.... É um autentico petisco de buteco. No sexto paragrafo, o Explode Cabritão maravilhooouuso (e olha que não gosto de cabrito!) e o Futrica na roça foram alvos de nossas visitas e alguns já degustaram.
Bem, me decepcionou ele não falar do Varnhagem, que é um autêntico buteco e o petisco é fabuloso. Esse só eu, Jô e Luc visitamos. E ele tb não mencionou nada do Amendoeira, que foi desclassificado IN-JUS-TA-MEN-TE!!!! Não é Limão?? Será que os organizadores não entenderam que ninguem vai lá para provar o petisco!!!??? Ih... acho que esse comentário vai ter reação
truculenta da Jô. he he he Sejamos justos, apesar de ele ter falado
anteriormente em outro artigo sobre o motivo da desclassificação do buteco.

Luc no final como ficou a contagem??? Acho que eu ganhei!!!

Nenhum comentário: