quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Ultima semana de julho

O meu último final de semana das férias foi tão agradável que resolvi fazer um breve relato. Ai alguns vão dizer - Ih lá vem o mestre com seus resuminhos - ai eu pego carona do meu amigo truculento, ogro, brucutu Graubis e digo que se fo... he he he. Brincadeirinha é só pra ver se eu melhoro minha colocação na escala fhôfer.

Bem, a parada na verdade, começou na quarta qdo a minha companheira inseparável de buteco Jô me convidou para ir ao Informal. Lá mandei a famosa caipirinha dupla e a Jô caiu dentro da Stella artois, chique ela, não?

Na sexta fomos no tão tão falado Da Gema, eu e Jô fomos os primeiros a chegar e o bar já estava cheio. Conseguimos uma mesa e foi nessa que ficamos até o final, apesar da promessa do garçon de nos mudar assim que liberasse uma maior. Constatamos o que já haviamos lido em alguns artigos, que o bar é bom mas o atendimento é fraco e foi essa a impressão que tb nos passou. Os petiscos mto bons, destacamos o "fondue da gema" que é um creme a base milharina, milho branco, temperos e mussarela servido com linguicinhas e costelinhas, certamente se tivesse ido a esse bar na época da disputa do Comidas de buteco, teria dado um dez sem pestanejar. Um outro petisco da casa, o "tricolor", tão enaltecido pelo Becoza, por mim fez jus a todos os elogios e assino embaixo. Uma das coisas que admiro em um buteco é essa arte de fazer essas "alquimias" virarem pratos saborosos e com cara de petisco de sexta. He he he. A cerveja, geladíssima, direto do cú da foca, canela de pedreiro, mofada, pode colocar todos os adjetivos que quiser, uma delas veio até congelada. No quesito temperatura da bebida certamente mereceria outro dez com louvor. As cias e os papos agradáveis fecharam o pacote.

No sabado, o dia já começou bem com tempo: sol e temperatura bastante agradáveis, ai foi só aproveitar com uma caminhadinha na praia. A tarde abri os trabalhos com uma caipirinha dupla no Informal na cia dos meus amigos degustadores de feijoada. Eu acho que já estamos ficando habitué do Informal. Bem resumindo... apesar de eu não ter compartilhado do almoço o encontro foi agradabilíssimo.

A noite foi um tanto atribulada, com teatro, buteco e sambinha no Carioca da Gema. A peça foi um tanto interessante e já começa de forma inusitada com o nome: "Teatro irresponsável - porque teatro é mais divertido quando se está bêbado". O público fica sentado em mesinhas de bar e é possivel consumir cervejas durante o espetáculo, inclusive logo no começo já rola um certo incetivo porque o ingresso já dá direito a uma latinha. Após a peça como tinhamos ainda um tempo antes de ir para o Carioca da Gema, propomos ir a um buteco. Depois de algumas cogitações resolvemos aceitar a sugestão da Jô e partimos para o novo Getulio em copa, lembram-se? É aquele mesmo que fomos no Catete, agora reaberto em Copa entre a Siqueira e Figueiredo. Ao chegarmos lá, surpresa!! O gerente é o Noberto, velho conhecido do antigo Getulio do Catete, bem a partir daí atendimento vip com direito a porções caprichadas de escondinho e outras coisitas mais e para não perder o ritmo mais caipirinha. Depois partimos de carona com a Iza e Marcio para a Lapa. Aliás, vcs já foram na Lapa com o novo esquema de trânsito? Eu particularmente achei que ficou muito melhor, mesinhas nas calçadas, pessoas andando prá lá e prá cá tranquilamente pela rua, turistas tirando fotos, etc, etc. Fomos no Carioca da Gema para comemorar o aniverário da Soninha, amiga da Jô que alguns conhecem, lá sambinha de primeira e novamente caipirinha.

No domingo, fomos tomar café com nossos vizinhos Riba e Line em uma padaria bem legal em Copa e depois uma caminhadinha na praia para aproveitar o solzinho gostoso que fazia. Na caminhada encontramos com a Cris, isso mesmo galera!! A Cris!! Ela ainda existe e estava pedalando!!! He he he. Para não dizer que o final de semana foi perfeito...meu figado se vingou de mim por ter exigido tanto dele durante a semana e me pôs de catigo no banheiro junto com o vaso. Era eu e o vaso o vaso e eu. A Jô coitada, tentando me ressuscitar com porções mágicas e chás de boldo, porém, nada parava em meu estômago, o refluxo era praticamente direto. O espirito ruim que se apossou de mim só desancarnou na segunda de manhã quando viu os pepinos no meu trabalho. Mas é sempre assim para as coisas boas todo mundo que ficar juntinho nas horas ruins ninguem fica por perto, até o espirito "bílis obaluayê" nos abandona. He he he

Obrigado a todos que compartilharam e ajudaram o meu último final de semana de férias ser tão especial. Menos, é claro, ao epirito "bílis obaluayê"!!!

terça-feira, 6 de julho de 2010

Bar Varnhagem

O Bar Varnhagem foi o meu preferido, não pelo petisco, que por sinal achei muito bom, mas pelo astral. O petisco sem dúvida deve ser um forte concorrente, mas achei outros tão bom quanto ele. A visita ao buteco foi só eu, Jô e Luc, mas temos que marcar uma ida com a galera.

------------------
e-mail do 07/06

Ontem fomos no tal do Varnhagem e nos supreendeu positivamente. É butecão legitimo (desde 1944), o petisco "espirito de porco" é mto bom, até a Jô que não gosta de carne de porco achou fantástico. Sem contar as outras coisas que nos agradaram: banheiro, mesa na rua, ladrilhos azuis e brancos, ovo rosa, etc...

Comidas di Buteco 2010 - Artigo O Globo

(coluna Becoza O Globo)

Caro leitor:
Terminou na semana passada a terceira edição do Concurso Comida di Buteco aqui na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Pra quem gosta, como eu, foram 31 dias de muitos excessos, experiências, diversão, surpresas boas e, também há que se dizer, algumas decepções. Enquanto alguns botequins participantes - entre eles estreantes - fizeram muito bonito, outros velhos de guerra pagaram mico. E preto.
Digo isso porque vi como alguns medalhões conhecidos no universo botequeiro apresentaram pratos vergonhosos. Fruto, creio eu, de um descaso pouco compreensível para com o concurso. Mas como sempre digo que esse blogue não foi feito para falar mal, e sim para elogiar quem faz coisas bacanas atrás ou na frente do balcão, ignoremos as surpresas negativas e falemos de quem surpreendeu para o bem. De todos os petiscos que experimentei (devo confessar que não estive ainda este ano na Academia da Cachaça, Baixo Araguaia, Pontapé, Siri, Sabor da Morena e Petisqueira Martinho), destaco três boas surpresas.
A maior vem lá da Tijuca. Mais precisamente do Bar Da Gema, estreante que inventou um negócio chamado "Tricolor" que é de comer - ou de beber, sei lá
- pedindo mais. O petisco nem é o concorrente da casa no concurso principal (briga por um prêmio paralelo, oferecido por um dos patrocinadores) mas é uma
beleza: trata-se um copo americano (esse aí da foto) que traz um creme de batata baroa com linguiça mineira no fundo e tortilhas na cobertura. Excepcionalmente bem feito e saboroso, além de ideal para estes dias pouco quentes do nosso invernico.
Na linha de copos e cumbucas, outra surpresa que merecerá (várias) revisitas minhas é o Caldo de Caridade do bar Nordestino Carioca, outro estreante no Comida di Buteco. Criação do impagável Roberto, dono da casa, o prato é baseado naquela tradicional receita de mãe para filho doente: caldo de carne. Mas além do caldo em si, esse vem com carne moída, farinha, ovo de codorna, cebola, coentro e alguns temperos nordestinos que só o Roberto conhece. O resultado é do tipo levantador de defunto, curador de pneumonia. E combinação perfeita para aquela cerveja lá pelas altas madrugadas de um dia frio.
A terceira surpresa vem do beco. Do Beco do Rato. Leva jiló, fígado e um baita estigma. Mesmo assim - e por causa disso, talvez - tenha me caído muito bem o "Fígado Sustado" da casa do mineiro Márcio, de Itabirito. Nada de muito criativo, é verdade: apenas um típico e mineiríssimo fígado acebolado com jiló. Mas além do sabor na medida (para quem gosta), o prato é um sinal de coragem, ousadia mesmo, numa cidade em que quase todo mundo vira a cara e mostra a língua para fígado com jiló. Palmas para o Márcio.
Àqueles que querem conhecer essas surpresas, ou mesmo os pratos de outros concorrentes que nunca fazem feio no concurso (como o apetitoso e fumegante "Explode Cabritão" do Cachambeer, ou o excelente "Futrica na Roça", prato à base de porco e banana criado pela botequeira mais chef do Rio, Kátia Barbosa, dona do Aconchego Carioca) têm a chance de tê-los todos juntos durante a festa da premiação, a Saideira, que ocorre no próximo dia 17 lá na Cidade do Samba. Ao estilo do que já ocorre em BH, a festa vai juntar num só local todos os petiscos concorrentes, ao som dos shows de Roberta Sá e Moacyr Luz, entre outros. Os ingressos saem por R$ 50,00. E os petiscos, em porções menores que as oferecidas nos bares, a R$ 10,00.

Comentários:

Concordo plenamente com o Becoza com relação ao segundo paragráfo: Inadimissível os petiscos do Adega do Cesare, Perola, Salvação, Real e outros. No terceiro paragrafo me irritei muito pois o Bar da Gema era um dos que estavam na nossa logistica de visitas, mas não tem nada não...dia 17 veremos qual é!!! He he he Esse Nordestino Carioca que ele comenta no quarto paragrafo fica em Jacarepagua, não estava na logistica de visitação mas dia 17 é destino certo. Com relação ao figado sustado (quinto paragrafo), concordo com cada palavra, o prato é no minimo interessante, são duas coisas que causam repulsa em muita gente, mas a combinação é mágica, com cerveja então.... É um autentico petisco de buteco. No sexto paragrafo, o Explode Cabritão maravilhooouuso (e olha que não gosto de cabrito!) e o Futrica na roça foram alvos de nossas visitas e alguns já degustaram.
Bem, me decepcionou ele não falar do Varnhagem, que é um autêntico buteco e o petisco é fabuloso. Esse só eu, Jô e Luc visitamos. E ele tb não mencionou nada do Amendoeira, que foi desclassificado IN-JUS-TA-MEN-TE!!!! Não é Limão?? Será que os organizadores não entenderam que ninguem vai lá para provar o petisco!!!??? Ih... acho que esse comentário vai ter reação
truculenta da Jô. he he he Sejamos justos, apesar de ele ter falado
anteriormente em outro artigo sobre o motivo da desclassificação do buteco.

Luc no final como ficou a contagem??? Acho que eu ganhei!!!

Saideira


Galera, dia 17 vai ter na Cidade do Samba a saideira do comida de buteco. É a grande oportunidade de poder provar os petiscos dos butecos tão... tão.... tão... distantes. Eu, Jô, Luc, Graubis, Limão e WC já compramos nossos ingressos. Os ingressos estão sendo vendidos em alguns botecos participantes.

Feijuca na VM

Luc:
Tô rico.

Olha só, a VM será dividida em vários ambientes, quais sejam:

1) Área das Tentativas de Delícias: a cozinha

2) Sala de Reboco: a área da sala onde vai rolar encoxamento de muié-dama ao som de Ademir do Arari.

3) Cantinho do Awey: Telão onde estaremos concedino projeções dos vídeos hilários do Awey de Petrópolis

4) Abatedouro: meu quarto, onde entram apenas eu e as muiés-dama não casadas

5) Banheiro Social: apenas para uso das muié-damas

6) Vomitório: banheiro dos homens, localizado após a área de serviço

7) sala principal: telão principal para o jogo.

é nozis

Luc
------------------
Eu:
Luc, vc esqueceu de dizer que a casa estara limpinha e cheirozinha, que estamos providenciando assentos para todos, que o jogo será assistido em um super, mega, hiper telão lcd de 40 full HD com som de ultima geração, etc, etc.
------------------
Limão:
Telão lcd de 40 full HD com som de ultima geração, etc, etc???? NOOOOOSSA MAS EU QUERIA TAAAAAANTO UM TELÃO DE 40 FULL HD COM SOM DE ÚLTIMA GERAÇÃO!!! DEUS TE ABENÇOOOOOE!!!

Caçada do Sarandy

Olá .. como eu me juntei neste final de semana, segue o relato.

Como o Luiz passou, os detalhes de sexta e sábado, vou só acrescer o comentário do atendimento do Cachambeer ...
O Gerente de lá liberou 2 rodadas de chopp por conta da casa e após a saída da galera, ainda me liberou mais 2 rodadas.
O atendimento dos caras é muito bom! Pena que eles não estão concorrendo com a Costela (que é bem melhor que o Cabrito).

Já no domingo, em eu fui no DA GEMA, que fica na B. de Mesquita, na Tijuca.
O prato de entrada é um caldo de batata baroa com farofa de doritos, SENSACIONAL ! Se esse fosse o petisco concorrente ganharia nota máxima.
Mas o prato da vez é o fondieu de Canjiquinha, com linguiça e costelinha ... é bom, mas não é nada dmais não!

Depois fui no ENCHENDO LINGUIÇA, no Grajaú.
O atendimento foi fraco e o prato "Das tripas coração" também.

Particularmente eu só voltarei à este buteco, se for para comer o Leitão a Pururuca que estava com uma "cara" ótima.

Tendo caçada esta semana, avisem.
Quinta eu quero ir no CALDO BELEZA, experimentar o Mocotó!

Abraços!!

Fotos - Cachambeer e Amendoeira

Olha o S.Jorge ai...Cachambeer

Galera chegando para atacar o "explode cabritão"

Amendoeira...ah amendoeira...buteco autêntico!!!!







Comidas di Buteco 2010 - "Só os fortes provarão"

Continuando a saga "Só os fortes provarão".

Bem começo o relato informando o seguinte: Se vc tem um plano e esse plano irá depender de transporte publico, então é melhor ter um plano B. Foi exatamente isso que aconteceu conosco na sexta, o metro estava impraticável, era a visão do inferno...tentamos inúmeras vezes embarcar em uma composição mas nem entrar conseguiamos. Então.... só restou plano B. Como já estavamos na estação carioca, saimos e pegamos o bondinho para Sta. Tereza e fomos para o Santa Saideira. No final foi até bom não termos ido para a ZN porque o buteco é simplesmente muito maneiro! Vale repeteco. Aconselho até a quem quer fazer uma presença, tipo lugarzinho romantico é ideal. O bar fica no Lgo da Neves um astral bucolico em uma pracinha com igrejinha e que lembra mais uma cidade do interior. A comida achei excelente, apesar de ser uma coisa já usual, carne-seca, carne de sol e aipim e isso é que acho maneiro, a pessoa pegar uma coisa já batida e fazer um petisco gostoso e diferente. Depois que chegamos começou a chegar a galera e até o Dias apareceu.

No sabado, fomos atacar na ZN e os escolhidos foram Bar da Amendoeira em Maria da Graça e Cachambeer no Cachambi. O primeiro estava concorrendo com bolinho de bacalhau recheado com camarão. Fiquei muito feliz de saber que existem butecos como o Amendoeira espalhados pelo nosso Rio. O boteco é bem butecão, encravado em uma esquina em plena Maria da Graça; gente na porta e aquele clima de buteco que só no Rio encontramos. Abrimos com batatinhas calabresa e um peito assado que não irei tecer comentários porque achei deliciosos, mas isso pode ter sido o efeito da fome. O bolinho tb muito gostoso ainda mais qundo regado com uma pequena dose de azeite portugues. Alguns gostaram mesmo foi da dona do bar, mas eu sinceramente nem notei, estava com a Jô e meu olhar é sempre só para ela. Nem reparei que a dona do bar era loira, estava com uma calça de malha lilás, camisa amarela e uma calcinha minuscula, nem reparei, não reparei mesmo. ha ha ha ha. E ai Limão o que a galera da tua casa achou dos bolinhos?

Na segunda investida fomos para o Cachambeer, outro butecão binito binito. Lá estava concorrendo com "explode cabritão". o petisco é mto bom e farto. Pedimos tb a tal da costela no bafo que foi o petisco concorrente do ano passado, essa simplesmente ar-ra-sou!!! Para voces terem noção do grau de seriedade do petisco, chegamos por volta das 16 horas e pedimos logo as duas opções, o cabrito e a costela, e o garaçon respondeu: A costela não tem para agora a proxima só será liberada às 17 horas. É claro que reservamos logo, a estratégia seria ir comendo o cabritão enquanto a costela não vinha. Quando a costela chegou veio em uma bandeja, um pedaço bem servido, que parecia a lateral de um boi, que exalava um cheiro, olha...fantástico!!! O garçon posicionou a criança no meio da mesa, longe do meu alcance então, pedi para o Graubis colocar um "naco" no meu prato, para mim, Jô e Luc, a dificuldade do Graubis para equilibrar aquele pedaço de carne, era grande, porque a carne simplemente teimava em se desmanchar... Manjar dos Vikings!!!! Pedimos tb o tal do Limãozinho uma batida de limão que é uma delicia.

Eu sei que depois do festival teremos ainda muitos botecos para conhecer, segue lista apenas para registrar:

- Bar da esquina do Graubis (bacalhoada)
- Bares em Sta Tereza proximos ao Santa Saideira
- Rei do Bacalhau - Encantado.

O resto nem sei.....

Comidas di Buteco 2010 - comentários 1

Luc:
Caros,
quais vão ser os próximos bares do Comida di Buteco ?
é Nozis,
Luc
------------------------
Graubis:
Em qual voces foram? Relate ai!
------------------------
Luc:
Ué, seu Popo ia fazer a resenha mas se não fez lá vai:
sexta no Flamengo: Caldinho Beleza e Picote
sábado em Copa: Pavão Azul, Real Chopp e Adega do Pérola
é isso.
Luc
---------------------
Deixa eu caprichar mais...
como disse o Luc, na sexta fomos:
Primeiro - Caldo Beleza. Concorrendo com "mocotó beleza" - caldo de mocotó. Menção especial ao contexto geral: Bem butecão, caldinhos diversos, como: vaca atolada, caldinho de feijão com calabresa cortadinha, mto bom. E ainda tem o famoso chopp no pau, onde o cliente pega no pau e fica feliz!!!! he he he
Segundo - Picote - Já é tradicional e conhecido. Concorrendo com "Empanado do Picote" que é empanado de camarão. Bom, mas nada surpreendente

Sabado:
Primeiro - Abrimos trabalho com a geladissima Original no Pavão Azul. Concorrendo com "Ressucitaram o Camarão" risotinho de camarão, uma pequena porção de risoto com generosa quantidade de camarão em um simples potinho. Mto bom, foi considerado por nós o melhor petisco.
Segundo - Real Chopp, concorrendo com "Kibinho de Bacalhau" que nada mais é que a massa de kibe com bacalhau desfiado. Bom mas não empolgou.
Terceiro - Adega Perola, já estava fechando qdo chegamos, mas fomos atendidos, concorrendo com "Bolinho de Siri". Esse foi bem engraçado....sentamos em uma mesa, pedimos chopp e demos uma geral no balcão de acepipes (não sei se é assim que escreve, bem foda-se! he he ), ai vimos ela! Ela a sardinha escabeche!!! Melhor pestisco da noite! Uma sardinha frita com molhinho e cebola crua fininha, mto bom. Não conseguimos entender porque eles não concorreram com esse petisco. O tal "Bolinho de Siri" é sem graça, mas vale voltar lá pela sardinha.

O que a gente estava combinando é que se vc programar um roteiro tem como visitar dois ou três em uma só noite. Por exemplo. Bar Varnhagem + Siri, Antigamente + Angu do Gomes.

Lembrando que existe um blog

Bem resolvi dar uma atualizada nesse blog tão tão tão esquecido....
vou postar em ordem cronologica de algumas coisas que guardei....
Esse e-mail eu coloquei por ter sido muito polemico, embora discorde totalmente da colocação. Não houve transparência nos critérios de avaliação, bem vai lá...

------------------------------
e-mail da Cris 19/05/2010:

Fala Rapaziada! Conforme reclamação do meu queridissímo Luc-o-bravo (fofo), nós, no aniversário da Beta o elegemos o mais fofo dos caçadores, porém, ele em seu direito, é lógico, disse não ser justo devido a não ter uma votação, ou seja, de todos os caçadores, por isso peço a ajuda para fecharmos essa questão..

E começa a votação! Em minha opinião
1°-Luc
2°-Limão
3°-Luiz
4°-Riba
5°-André
6°-Dias
7°-Paulinho
8°-Rodrigo (Nada contra..mas é o que conheço menos, mas é mais fofo que o WC e o Glaucio..rss)
9°-WC
10°-Glaucio
Esqueci alguém? A numeração esta em ordem de fofolisse até truculência..podemos organizar essa votação por numeração assim teremos 1º a ultimo lugar que é o mais truculento..rss

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

14/08/09 - Boteco 98

Resuminho do Seu Popo:

Resuminho de sexta....e do findi

Bem aos que já foram ao Boteco 98 já sabem que os petiscos não são lá grandes coisas, mas tb não são ruins. A porções são generosas, os preços normais e a cerveja é gelada.

O que pude observar de diferente é que o lugar está bombando e estava mais cheio do que da última vez que fomos. Parece que firmou como point de partida para a noitada. Camila que o diga.

Lalá, o Rodrigo se comportou direitinho e só deixamos ele olhar para as mulheres feias. he he he Brincadeirinha....ele se comportou mto bem.
Rodrigo, levou dois amigos figuraças e cheios de histórias mirabolantes. Lalá aconselho a vc procurar saber das historias do Rodrigo por esses caras, vc vai morrer de rir.

Camila, como sempre traçou um pratão de comida que dividiu com o WC. Ela nos apresentou uma outra amiga. E ai Camilina, como foi o sambinha???

Luc, apareceu novamente só que desta vez sem muié-dama-de-grife.

Já começamos a traçar os primeiros esboços do projeto "despedida de solteiro do Rodrigo 1/17". O projeto será patrocinado por Tchacabum gostoso das cobras frenéticas de plasma e terá presença garantida da "Galera do bem".

Recebemos uma mensagem do Riba dizendo que foi tudo bem com a cirurgia e que durante três dias terá que se alimentar só de liquidos. Recomendei ficar no suco de cevada e caldo de cana, porém, para não correr risco caldo de cana destilado. he he he

Eu e Jô fomos ver "Drag me to hell", para quem gosta de filmes de terror esse é dos que vale a pena ver.

Galera, que sol foi esse deste findi?? Alguem olhou o céu? Tava azulzinho, azulzinho. Praia lotada. Vamos torcer para continuar assim. Beber uma cerveja geladiiiissiiiima (Como diz meu amigo Graubis...direto do cú da foca) no quiosque com essa temperatura não tem preço.

Aliás, cadê o Graubis. Disseram que a última vez que foi visto ele estava na Cinelândia com um(a) individuo, loiro(a), com quase 2 metros de altura de sexualidade ambigua. Graubis na proxima vez que nos vermos iremos fazer o teste da farinha, ok?

07/08/09 - Happy Hour dos 37

No dia 07/08/09 (legal a sequencia rs) continunando: 07/08/09 as 10:11'12'', comemoramos o niver do Luc Fofolento no Mangue Seco.

Segue relato do Seu Popo:

Complementando as infos.....

Conforme narração do Luc, ele quase, veja bem, eu disse quase, teve um momento "fofolento" na entrega dos presentes. Ele me confessou que quase, veja bem, quase, derramou umas lágrimas, mas certamente seriam lágrimas de sangue, ou então, como ele disse, lágrimas de pedras de sal, já que ele é truculento, brucutu, ogro, troglodita, cascudo, cabra-macho (hum sei!!!! he he he).

Luc nos apresentou uma muié-dama-de-grife, a Aline, que por sinal, todos gostaram, e isso foi um sentimento unânime.

Vimos o casal Maranhão com suas "rings of gold" que só perdiam em brilho para o sorriso de alegria do casal. O amor é lindo..... he he he

Ficamos sabendo que na viagem pra Zeuropas do quintento-ternura, que a noite irá se realizar o ritual roll-on. Maiores informações favor obter com o quinteto-fantástico.

No Mangue Seco o prato mais solicitado foi a tal da Muquequinha.

Até a Bianca's Graubis apareceu na comemoração, prestigiando nosso amigo quase-fofo Luc
.